terça-feira, 24 de maio de 2011

Sete passos para escolher uma profissão



Jovem quanta dúvida toma conta de você, não sei se vou pra lá, se vou pra cá, se compro uma bicicleta, ou namoro com aquela garota, talvez eu seja engenheiro, bom mesmo é ir pro exterior, acho que vou ser piloto de helicóptero, na área de alimentos dizem que não falta emprego, minha avó era advogada acho um bom emprego, seria melhor fazer um curso técnico, meu pai disse que é melhor faculdade AAAAAAAAAAAAAAAAi, socooooorro pra onde vou?



Na juventude temos um montão de dúvidas e as vezes as pessoas ao invés de ajudar acabam atrapalhando, já passei por esta fase a agora tenho um trabalho que me sinto satisfeito com ele.

Segue algumas dicas:

1. Procure fazer o que você realmente gosta, quando se faz o que gosta o dinheiro é conseqüência, procure conversar com pessoas que fazem o que gosta e outras que fazem por falta de alternativa e você verá com seus próprios olhos;

2. Nunca escolha uma profissão porque esta na moda, nem sempre o que esta na moda é o que te vai fazer feliz;

3. Jamais escolha um ramo por causa do retorno financeiro pois esta é uma das grandes ciladas que as pessoas caem, as vezes não chegam nem a concluir a faculdade, perdem tempo e dinheiro cursando algo que não tem nada a ver com o que gosta, só porque alguém disse que dá dinheiro;

4. Cuidado com a imposição dos pais, as vezes por falta de analisar corretamente o que se quer acaba-se escolhendo por conveniência ou pressão da família e depois torna-se um profissional frustrado, não esqueça o que é bom pra um pode não ser bom pra você;

5. Converse com pessoas que trabalham na sua área de interesse, nos dias atuais com a tecnologia é fácil identificar e conversar com profissionais das mais diversas áreas de atuação, seja chato pergunte, questione, tire todas as suas dúvidas;

6. Cuidado com os pessimistas pois eles podem querer jogar um balde de água fria no seu sonho;

7. Sonhe, busque, faça planos, coloque no papel e corra atrás, você é capaz de fazer coisas jamais imaginadas é só seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Se comentar ficarei muito grato. Estou esperando...